Planejamento Financeiro

O que é PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Planejamento Financeiro é o processo de formulação de estratégias que suportam, pessoas, famílias, empresas ou demais grupos econômicos na gestão de assuntos financeiros com a finalidade de levá-los à conquista de seus objetivos. O Planejamento Financeiro envolve:

Gestão Financeira

O Planejador Financeiro vai preparar demonstrativos apropriados de rendimento e fluxo de caixa considerando o levantamento de receitas e despesas. Vai, também, ensinar a avaliar a qualidade dos gastos e, a partir daí, construir e operacionalizar um orçamento, o que vai permitir dimensionar adequadamente o fundo de reserva para emergências e a capacidade de poupança. Se há dívidas, o Planejador Financeiro, vai estudar e propor alternativas de solução.

Gestão de Ativos

O Planejador Financeiro vai realizar o inventário de ativos e passivos e confeccionar o balanço patrimonial correspondente. Com base nos objetivos propostos, determinar a taxa de retorno necessária para o sucesso. Conhecendo a taxa de retorno necessária, é possível examinar as características dos ativos e passivos existentes e projetar os resultados de potenciais mudanças, adequando o portfólio a tolerância a risco e horizonte temporal compatíveis as expectativas do cliente.

Gestão de Risco

O Planejador Financeiro vai levantar questões pertinentes ao estilo de vida, problemas de saúde e riscos financeiros para dimensionar as necessidades de proteção e, a partir daí, considerar possíveis estratégias de gestão de risco adequadas a capacidade de tolerância do cliente Vai avaliar os seguros vigentes, suas características e coberturas e determinar se existe a necessidade de mudanças.

Planejamento Tributário

O Planejador Financeiro vai estudar a situação tributária vigente, identificar se existem dívidas tributárias e a natureza tributária dos ativos e passivos do patrimônio. Vai mapear todas as pessoas envolvidas no cenário, determinar como se comportam em relação a questão tributária e adequar as estratégias e estrutura vigentes para otimizar, de forma legal, a carga tributária do cliente.

Planejamento de Aposentadoria

O Planejador Financeiro fará o levantamento das possíveis fontes de renda e futuras despesas que existirão na aposentadoria e, a partir dos objetivos traçados, vai calcular quanto custará o padrão de vida desejado. Com base nessa informação, o Planejador Financeiro é capaz de projetar qual patrimônio líquido precisará ter sido acumulado até a data da aposentadoria, para financiar a vida dos sonhose, a partir da posição inicial existente, vai ajudar a avaliar a viabilidade dos objetivos propostos e ajustar o esforço financeiro para chegar lá.

Planejamento Sucessório

O Planejador Financeiro vai identificar a dinâmica familiar, dimensionar necessidades específicas dos beneficiários e construir um Plano de Sucessão com objetivo claro e estratégia bem definida. Para isso, vai precisar projetar o patrimônio potencial, calcular despesas, tributos e liquidez no momento do falecimento, além de estudar contratos legais e documentos para considerar possíveis restrições que possam impactar a sucessão.

Quem é o PLANEJADOR FINANCEIRO

O Planejador Financeiro é um profissional multidisciplinar que possui a certificação CFP®. O profissional que detém a certificação CFP®possui conhecimentos em: finanças, investimento, tributo, aposentadoria, previdência, crédito, economia, direito e entende, exatamente, como funciona o mercado. Possui comportamento ético e padrão de conduta elevado. É perspicaz, comunica-se habilmente e é fortemente orientado a resultados práticos e responsabilidade profissional.

Certificação CFP®

O que é Certificação CFP®

A certificação CFP® (Certified Financial Planner) é a única credencial profissional mundialmente reconhecida para o Planejador Financeiro pessoal. A certificação CFP® é gerida mundialmente pelo FPSB (Financial Planning Standards Board) representado aqui no Brasil pela PLANEJAR (associação Brasileira de Planejadores Financeiros). O FPSB gerencia, desenvolve e controla a certificação CFP®, além de educação e programas relacionados para organizações de planejamento financeiro com o objetivo de beneficiar a comunidade global estabelecendo e promovendo padrões profissionais em planejamento financeiro.

Por que usar um Planejador Financeiro Certificado?

Quais são os benefícios ao contratar um profissional
que possui a certificação CFP®?

FISCALIZAÇÃO
O profissional que possui a certificação CFP® é fiscalizado pela PLANEJAR (Associação Brasileira de Planejadores Financeiros) durante o exercício profissional.

COMPETÊNCIA
O profissional que possui a certificação CFP® passa por um rigoroso processo de seleção, avaliação e comprovação de conhecimento técnico e prático em todas as 6 áreas de conhecimento necessárias para atuação como Planejador Financeiro.

ÉTICA
O profissional que possui a certificação CFP® precisa aderir a um Código de Ética profissional que tem como princípio primordial colocar o interesse do cliente sempre em primeiro lugar.

ATUALIZAÇÃO
O profissional que possui a certificação CFP® precisa atender a um rigoroso programa de educação continuada e atualização profissional.

PADRONIZAÇÃO
O profissional que possui a certificação CFP® adota uma metodologia padronizada proposta pelo FPSB (Financial Planning Standards Board).

Processo e Metodologia

Qual é o Processo?

O Processo de Planejamento Financeiro consiste em 6 etapas:

1

ANAMNESE: A primeira etapa do processo de planejamento financeiro é a anamnese. Durante essa etapa são realizadas reuniões para discussão das questões e desafios particulares do cliente. É nessa etapa que definimos a expectativa do cliente e traçamos os objetivos que ele almeja alcançar. Os objetivos do cliente são o ponto de partida para a construção do seu Plano Financeiro.

2

COLETA: A segunda etapa do processo de planejamento financeiro é a coleta dos dados quantitativos e avaliação da informação qualitativa pertinentes ao cliente e ao contexto em que está inserido.

3

ANÁLISE: A terceira etapa do processo de planejamento financeiro é a análise dos dados e avaliação da informação coletada. Nós construímos cenários alternativos e projetamos os possíveis desdobramentos futuros de cada cenário. É o cliente que decide qual caminho deseja tomar e precisa de uma visão clara para fazê-lo baseado em fundamentos.

4

RECOMENDAÇÃO: A quarta etapa do processo de planejamento financeiro é a elaboração e apresentação das recomendações do plano. As recomendações são elaboradas a partir das escolhas feitas pelo cliente.

5

EXECUÇÃO: A quinta etapa do processo de planejamento financeiro é a execução das recomendações do plano. O plano inclui um cronograma de ações, cada uma com prazo e responsabilidade claramente definidos.

6

ACOMPANHAMENTO: A sexta etapa do Processo de Planejamento Financeiro é o acompanhamento e revisão das ações tomadas a partir das recomendações do plano.

Metodologia Aplicada

Alvo

Definição de objetivos claros e concretos. O Plano Financeiro é construído, executado e revisado, periodicamente, para ajudar o cliente a conquistar o objetivo traçado. Quando você sabe onde deseja chegar, é fácil definir o que é necessário fazer para chegar lá.

Participação

O cliente precisa participar ativamente da construção do seu Plano Financeiro. Apenas dessa forma ele estabelecerá o compromisso necessário para colocá-lo em prática.

Educação

O cliente participa ativamente da construção do Plano Financeiro e, nesse processo, ele aprende muito sobre diversos conceitos importantes que farão toda a diferença em sua vida: fundamentos de economia, produtos financeiros, funcionamento do mercado, estratégia e tributação são apenas alguns exemplos.

Abordagem

Utilizando abordagem top-down, cada ação é traçada a partir do desdobramento dos objetivos do cliente.

Evolução

Utilizamos metodologia PDCA para acompanhar o Plano Financeiro continuamente, medindo, analisando os resultados e aplicando melhorias.